quarta-feira, 30 de junho de 2010

Exu Caveira era, na verdade, Fred Krueger!





  O diretor Wolf Maya estava corretíssimo quando disse que o telespectador tornou-se um especialista em tv. Realmente, Wolf. O que é NA FORMA DA LEI, novo seriado da Globo? Meus caros, PELA MÃE DO GUARDA! Totalmente fora de esquadro, ritmo, convicção. Está faltando muito para chegar ao nível do telespectador apurado.


No episódio de hoje, a promotora pública Ana Beatriz, personagem de Ana Paula Arósio, foi jurada de morte por um criminoso que ela pôs na cadeia. Daí pro resto, foi só gargalhada. Ela abre mão de proteção policial, os amigos seguem, então, com um plano de protegê-la sem que ela perceba. Enquanto isso o tal bandido está preso, auto tatuando o nome da bela no peito, arquitetando a melhor maneira de acabar com sua vida. Em uma das tentativas, manda uma dupla de motoqueiros que estavam com munição radar, ou com nome pois, largaram o dedo em direção de Ana Beatriz e Gabriela, delegada federal, personagem de Luana Piovani, mas as balas só queriam a promotora pois, enquanto essa se escondia do tiroteio, a delegada continuou de peito aberto na mira dos bandidos, acertou os dois e, a tradicional cena em que o vilão dá dica do mandante do crime e depois morre não poderia faltar. Essa foi até mais legal, pois o bandido ainda conseguiu dizer onde o mal feitor estava - Campo Grande.


Eu já estava ficando triste, achando que a brincadeira tivesse acabado quando, de súbito, ao retornar dos reclames, a pobre procuradora já volta com o bicho em cima dela! Para quem não entendeu, a cena é a perseguição ao carro da mini magistrada. Lógico que rolou uma capotagem. O que não entendi foi a explosão. Tudo bem, tudo bem, agora a delegada está no meio da favela procurando o tal mal feitor que, até então, é conhecido como Zé Gorila. No entanto alguém deixa escapar que sua alcunha é, na verdade,  Exu Caveira. Quase caí do sofá! Onde já se viu? Como ofender um orixá dessa maneira? Mas o fechamento estava por vir: Exu Caveira era, na verdade, Fred Krueger! Sim, porque, quem estava lá, em cima da laje de uma casa que mais parecia um terreiro? Paulo Miklos! Vestidinho de vermelho e preto e tudo! "Só faltou o chapeuzinho!"- disse Marido. Enquanto a delegada vinha rua a dentro, sacudindo suas duas pistolas, mais parecendo que estava seguindo um trio elétrico, pois mais desprotegida era impossível. Só faltou Carlinhos Brown e o tradicional "Olha a água mineral!". Não vou nem mencionar o momento tiro pra lá, tiro pra cá. Entre mortos e feridos, só Krueger se queima.




O intrigante é que na entrevista de estréia, Wolf se diz fã de CSI. Nesse ínterim, José Wilker, um cara extremamente detalhista, minucioso e exigente - o chato de plantão, me sai com a seguinte nota: “O que mais me chamou a atenção em ‘Na Forma da Lei’ foi a concisão; essa objetividade eu achei bastante auspiciosa” . O que um contrato não faz... Bem, há de se ter cuidado pois, de tão conciso chega a ser confuso. Ainda bem que antes dessa frase, ele saiu com uma outra: "Não tem nada a ver com o modelo americano. Nem de leve". Ah, mas não tem mesmo? 

Nenhum comentário: