terça-feira, 23 de novembro de 2010

Por que a consciência tem cor?

Se uma criança lhe perguntar quando é o dia da consciência branca, o que você responderá? Que é todo o dia, o que é isso, menino, ou simplesmente que não tem? E as escolas, os meios de comunicação, entendem o por que do dia da Consciência Negra?
A vontade de fazer esse post veio das milhares de piadas sem nexo que sou obrigada a ouvir todo novembro. Concordo que muitas delas podem até ter fundamento mas, assunto sério é assunto sério. Esse dia existe para homenagear um homem nascido aqui, livre, capturado, consegue se ver livre novamente e que entende a importância do coletivo. Foi como se tivesse dito "não adianta ter pra mim , se não tem para os outros". Podia ter aceitado sua liberdade e ter vivido sua vida com tranquilidade, como se os demais não existissem, mas, não foi assim que escolheu viver. Em troca, lutou para o bem de todos, tornando-se um líder, um exemplo a ser seguido.
Mas a homenagem vem a um homem representante dos vitimados em seus países, pois é o que a África abriga - países, dizimados, arrancados de suas terras, de suas vidas e condenados a viver presos para todo o sempre, sob ordem do outro igual. É uma das maiores tiranias cometidas contra o povo: a privação da liberdade, o trabalho forçado, o abuso físico, o assédio moral, a tortura psicológica, a mutilação, o extermínio. Foi isso que o povo negro sofreu e existem pessoas que sofrem isso até hoje, pelos cantos do mundo, até mesmo no nosso Brasil. Na verdade, a consciência não tem cor definida, pois negro é a mistura de todas as cores. Assim sendo, o estado consciente precisou misturar-se para lembrar o passado,  repensando o presente, recriando o futuro. Aos que acreditam que chamar de negra a consciência é a maior forma de racismo, reforço, é a maior forma de segregação, mas no sentido de expelir as tendências, atitudes e posturas desta época passada do hoje, expurgando tudo isso. A intenção é chamar a atenção, lembrar, conscientizar, remeter, todo o mal causado a vários povos, ao mesmo tempo, jogando-os em caixotes insalubres, ferindo-os até a morte, meses de viagem, morrendo aos montes, chegando a seu destino somente o forte dos mais fortes. A consciência negra é de todos nós: de um lado, repassando o que foi feito pelos nossos ancestrais, e do outro, repassando o que foi sofrido pelos nossos ancestrais. Tudo isso com o cunho único: a mal existiu e persiste, e este estado de alerta para evitar que isso volte a acontecer ou ainda seja referência de resposta a propor o mal aos homens é de todos nós, cores e raças, é o consciente negro.

Nenhum comentário: