quinta-feira, 15 de abril de 2010

COMPUTADOR & INTERNET: BICHO DE SETE CABEÇAS





Você criaria um leão dentro de casa? Um jaguar? Quem sabe uma pantera? Já sei – uma onça pintada! Para combinar com nosso país. Melhor não... Mas, por que não? Ah, eles não são domesticáveis. Ah, então, não... Pois bem, é a mesma coisa com o computador. Gente, não é só comprar o trem, instalar a internet e deixar que a criança se acerte e se ache com a máquina. Preste bem atenção, pais: nossos filhos estão virando monstros, tendo idéias mirabolantes, sendo vítimas de psicopatas e a culpa é nossa! Não tem essa estória de ficar aí, pondo a culpa no trabalho, enquanto permite que a televisão e a internet criem, cuidem deles por nós. Assumam os seus postos e as suas responsabilidades, de uma vez por todas! Se você não é capaz de dominar um leão, então, definitivamente, não o coloque dentro de sua casa! Hoje, você decide, permite e restringe tudo o que seu filho terá acesso através dessa máquina. “Ah, mas vou trancá-lo dentro de casa?” - você me pergunta. E eu respondo: de jeito nenhum! Nós criamos os filhos para o mundo, não para nós! Por isso, você tem a obrigação de conhecer o mundo, ser verdadeiro com seu filho. Nunca ninguém disse que seria fácil. Por isso, o dito popular: ”querer não é poder” aplica-se perfeitamente a essa situação. Querer um filho é muito diferente de poder tê-lo. E não estou me referindo a dinheiro e faculdade, antes que um “coitado” se manifeste! Estou falando de acordar mais cedo do que você acorda, dormir menos do que você dorme, ver mais noticiário e menos novela, ou seja, fazer muito mais do que você já faz. Inteligência, ignorância, amor, educação e carinho coexistem independentemente de condição social. “Filho é bom, mas dura muito”, já dizia Mário Prata. E eu digo: “Pais são essenciais, mas não duram para sempre.”, o que é uma pena. Nossos filhos não pediram para vir ao mundo. Nós os trouxemos. Portanto, cabe a nós cuidarmos deles de frente, não de costas, dando-lhes coisas que não são necessárias, permitindo-lhes contatos e decisões de maturidade nossas, e não deles. Ainda assim, você vai falhar, tenho certeza. Só espero que muito, mas muito menos. A decisão sempre foi sua. A escolha também. Opte: doer, chorar, sofrer, não descansar. Agora ou depois.

Nenhum comentário: